Dicas do Matheus

Sal Rosa: principais motivos para consumi-lo

De onde surgiu o sal rosa?

O sal, como tempero milenar, é de suma importância para a culinária mundial. Tão importante que, no século XVI era utilizado como moeda de troca para produtos manufaturados e riquezas.

Ele é capaz de dar gosto às comidas e preservá-las da rápida deterioração do tempo. Hoje em dia existem diversas variações do sal iodado comum, muitos deles como alternativa à sua alta quantidade de sódio, que, nestes outros, são substituídos por outros sais de igual capacidade de preservação dos alimentos, como a flor de sal e o sal rosa.

O sal rosa ganhou notoriedade mundial por ser colhido em minas das montanhas do Himalaia, possuir coloração rosada ou coral devido a minerais presentes em sua composição e virou febre entre os consumidores por ser uma opção ao sal tradicional, com menos sódio e mais propriedades benéficas e saudáveis, tanto na alimentação quanto na terapêutica.

sal-rosa-himalaia

O que o difere do sal iodado comum?

O sal iodado comum é uma mistura de cloreto de sódio com iodo, seguindo algumas regulamentações de alimentação e segurança de consumo brasileiras. Ele oferece, simplesmente, cloro, iodo e sódio aos organismos que o consomem. É fato que seu uso exacerbado acaba acarretando diversos problemas à saúde, principalmente de idosos e crianças, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Por conta de um grande desenvolvimento dessas doenças no mundo, diversas alternativas ao sal comum, amplamente utilizado como condimento para as refeições, com menor quantidade de aditivos e de sódio são buscadas e até mesmo aperfeiçoadas.

O sal rosa do Himalaia é um desses. Formado por cloreto de potássio e contendo diversos minerais em quantidades adequadas de consumo diário como o cálcio e até mesmo o sódio, e, por ser colhido nas montanhas do Himalaia, um lugar bem mais isolado dos grandes centros e de suas poluições, não possui toxinas e é considerado o sal mais puro do mundo.

Por ter todas essas propriedades e exclusividades, o seu único problema é o preço, que ainda é muito mais elevado que o sal comum de cozinha e ainda é inacessível para boa parte da população.

Benefícios do sal rosa do Himalaia na alimentação

O sal rosa já traz o benefício de conter muito menos sódio do que o sal refinado comum, aproximadamente três vezes menos. Isso já é um diferencial na retenção de líquidos pelos consumidores e na sensação de bem estar, comparativamente aos que utilizam sal refinado comum em grandes quantidades. Alguns estudos comprovam que apenas a redução de sódio na alimentação já é capaz de melhorar e limpar o organismo e promover uma vida mais saudável.

Por conter diversos minerais, o sal rosa ajuda a complementar e balancear a nutrição do dia a dia assim como dar mais sabor aos pratos salgados e doces produzidos. Seu comércio é geralmente feito sem refinamento, em pequenos flocos que são refinados e moídos na hora de sua utilização, pelo próprio recipiente que o contém, ou comprado separadamente, o que confere mais sabor e mantém o sal do Himalaia com suas propriedades por mais tempo.

O sal rosa também não passa por nenhum processo de adição de produtos químicos para deixá-lo mais branco nem conferir nenhuma outra propriedade física, o que também é uma forma de proteger suas qualidades.

Além de evitar o agravamento de diversos problemas crônicos, como hipertensão, síndrome metabólica e câncer de estomago, o sal rosa é capaz de reequilibrar os eletrólitos do corpo, por balanceamento de cargas positivas e negativas, ajuda na hidratação do corpo por retenção saudável de líquido, prevenindo o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce, fortalece o sistema ósseo, graças à sua concentração de cálcio e equilibra o pH sanguíneo, mantendo a homeostase em completo funcionamento.

O sal rosa é uma opção muito vantajosa nos dias de hoje se comparado ao sal refinado comum, extremamente processado pela indústria química. Ele é um grande aliado nas dietas de emagrecimento, contra a elevação do índice de massa corporal e na nutrição esportiva, que define e leva o corpo ao seu melhor desempenho.

Numa época que cada vez mais pessoas buscam cuidar dos seus corpos com alimentos orgânicos, sucos naturais e saudáveis, não podemos nos descuidar de temperar tudo isso com condimentos também da melhor qualidade, com pureza e selo de excelência em nutrição e benefícios dos mais variados.

Usos para o sal do Himalaia

O sal rosa é considerado terapêutico e fitoterápico, principalmente nos países onde o seu consumo é milenar. Além de ser utilizado na cozinha diária e na gastronomia refinada, para a preparação de pratos salgados e doces, como tortas, saladas, crepes, na condimentação de carnes e até mesmo na preparação de sal de ervas, um conjunto de algumas ervas nutritivas com sal do Himalaia para preparo de alimentos cozidos, ele pode ser utilizado para preparar banhos de relaxamento e energizantes, além de servir no preparo de insumos para massagens e esfoliação, de forma a garantir diversos benefícios para a pele, para o rosto e para o corpo em geral.

 sal-rosa-himalayan-grosso

Cuidados no uso geral do Sal Rosa

Apesar de todos os benefícios do sal rosa do Himalaia, assim como qualquer alimento, é necessário utilizá-lo com consciência e em quantidades adequadas. Seu uso em excesso, tanto na alimentação quanto na fitoterapia e na medicina alternativa pode acarretar o desequilíbrio do organismo e promover disfunções, como inchaço e hipertensão arterial, tanto quanto qualquer outro tipo de sal consumido.

Mas, mesmo assim, não há dúvidas que o surgimento do sal do Himalaia na nutrição mundial e seu lançamento no Brasil nos últimos anos foi capaz de promover uma onda de alimentação saudável e de busca de uma vida prolongada e sem aditivos tóxicos até mesmo na condimentação e no cozimento dos alimentos em geral.

Mesmo com preços mais caros, e talvez até mesmo por ser um produto inovador e exclusivo, sendo encontrado apenas em lojas de alimentos especializados em saúde e emagrecimento, é muito válido trocar o sal comum do dia a dia, hoje tão bombardeado por produtos químicos tóxicos, por uma alternativa tão nutricional e revolucionária quanto o sal rosa do himalaia e apostar em viver com mais qualidade e satisfação.

Clique aqui para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Topo