Dicas do Matheus

Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa: 4 dicas práticas e eficazes

É comum que os armários acabem ficando com aquele cheirinho de mofo em cidades de clima mais úmido, ou durante temporadas de chuvas constantes. O surgimento de bolor nas roupas e no guarda-roupa acaba sendo recorrente. O cheiro é desagradável e a aparência escura da mancha logo dá a impressão de um ambiente sujo e mal cuidado. Nesses casos, o importante é não entrar em desespero, pois há soluções bastante práticas e eficazes para acabar com isso. Para reverter a situação basta seguir essas dicas simples:

Dica 1: Elimine o mofo das roupas

 

É possível eliminar o mofo das roupas com uma receita caseira muito prática e simples: em um balde com água, adicione um litro vinagre e espalhe pelas áreas com manchas, deixando agir por 30 minutos. Depois disso, a mancha fica fácil de ser retirada. Apenas um pano limpo deve ser o suficiente. Se não for, basta repetir a operação com uma esponja. É importante que a cada seis meses, as peças de roupa (inclusive roupa de cama) sejam levadas para tomar sol. Outra dica é nunca guardar uma peça que acabou de usar. Deixe-a tomar um ar antes.

 

Dica 2: Elimine o mofo do guarda-roupa com vinagre

 

O excesso de umidade no ambiente é o maior causador de mofo. E pode se desenvolver em vários lugares da casa, como paredes, tetos, banheiros e armários. Por ficar muito tempo fechado, o guarda-roupa acaba fazendo com que o mofo se prolifere e as roupas aglutinem o odor. O vinagre acaba por ser um grande aliado no combate ao mofo. É possível utilizar esse produto diluído em água para retirar o bolor de roupas e também para passar no armário. Após aplicar esse produto no guarda-roupa é preciso deixa-lo aberto por pelo menos trinta minutos.

 

Dica 3: Mantenha o guarda-roupa arejado

Para prevenir e acabar com a proliferação do mofo nas roupas e no guarda-roupa, é de extrema importância manter uma boa ventilação não somente dentro de casa, mas também dentro do armário. Deixar as portas do guarda-roupa abertas por pelo menos 30 min por dia é uma ótima forma de mantê-lo arejado. Já no caso dos tecidos e roupas delicadas, o ideal, é guardar tudo em sacos de TNT ou algodão. Pastilhas antimofo dentro dos armários também podem minimizar o problema.

 

Dica 4: Utilize pastilhas antimofo

Os espaços fechados, por sua natureza, armazenam odores desagradáveis para o olfato. A falta de ventilação, a umidade acumulada e outros tipos de cheiros ficam na madeira ou em outros materiais, principalmente em gavetas e em compartimentos menores. Seja nas gavetas da cozinha, do quarto, do banheiro ou da sala, em todos os casos é imprescindível fazer uma boa limpeza, utilizando produtos caseiros, como o vinagre, ou aquele famoso “lustra móvel”. Deixar o espaço ventilar é sempre importante. Para manter o espaço cheiroso e as roupas bem aromatizadas, uma boa dica são as pastilhas antimofo, ou até mesmo sabonete e saquinhos aromatizantes.

Parceiro: www.totalconstrucao.com.br

Clique aqui para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Topo